Vale a pena contratar uma Consultoria em RH, mesmo em períodos de crise?

Vale a pena contratar uma Consultoria em RH, mesmo em períodos de crise?

As exigências e expectativas são cada vez maiores no âmbito corporativo, é um desafio, principalmente, para as micro e pequenas empresas, manter funcionários motivados, engajados e alinhados com os objetivos e metas da empresa. Por outro lado, os departamentos de RH estão cada vez mais enxutos e com perfil generalista, ou seja, navegam em várias áreas do RH, mas sem uma especialização.

Se considerarmos o tamanho do desafio, ter ao lado uma consultoria especializada em recursos humanos é a garantia de mais tranquilidade, transparência e profissionalismo na condução dos negócios.

Cabe a esses profissionais cuidar das etapas contidas na relação de trabalho e acompanhar o desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa, sendo um mediador de interesses ao facilitar o entendimento dos envolvidos sobre deveres e direitos que cada um possui.

Quando os processos são gerenciados, as pessoas são influenciadas, motivadas e engajadas para o sucesso. É nesse ponto que a gestão de RH pode dar um upgrade no desenvolvimento profissional dentro de uma empresa.

De modo geral, empresários imaginam que consultorias de RH se destinem às grandes empresas. No entanto, este é um engano. Todas as empresas, devem buscar melhoria em seus processos e gestão de pessoas, independentemente de seu porte para ter uma vantagem competitiva.

Por que contratar uma consultoria em RH?

Uma consultoria em RH conhece a rotina das corporações e é capaz de propor soluções criativas e funcionais em gestão de pessoas através de um olhar externo, de forma imparcial e experiente. Essa visão traz um diagnóstico mais preciso dos problemas corporativos, que muitas vezes não são percebidos pelos profissionais internos.

É importante ressaltar que todo o trabalho feito em conjunto com a gestão das empresas para conhecer a fundo suas necessidades e juntos, encontrarem a melhores e mais adequadas soluções.

06 motivos para contratar uma Consultoria de RH!

1. Investimento com retorno

Os custos com uma consultoria devem ser considerados como um investimento com retorno em longo prazo. O impacto no orçamento é diluído, uma vez que a identificação de processos deficitários, a redução da burocracia e dos custos operacionais revertem a favor do próprio negócio.

A consultoria apresenta um planejamento baseado no diagnóstico da empresa para qual prestará esse serviço, e os resultados são contemplados em demonstrativos. Ou seja, nenhuma ação é executada sem mapear os custos e os efeitos das soluções propostas.

O investimento em uma consultoria de RH é parecido com um investimento financeiro, onde a retenção do capital tem como objetivo o retorno que se percebe com o passar do tempo.

Pensar em gestão de RH como um elemento fundamental para manter sua empresa lucrativa e alinhada às melhores práticas de mercado, é pensar à frente, uma vantagem competitiva no mundo dos negócios!

2. Processos menos burocráticos

A burocracia exigida pela legislação trabalhista é o grande entrave para as empresas em relação aos processos demandado. A enorme exigência força o RH interno das empresas a também se burocratizarem, o que gera perdas em produtividade, minimizando os lucros.

Contar com um consultor especialista em recursos humanos deixa seus negócios menos lento e burocrático. Se a sua empresa é refém de processos burocráticos, ela tende a ter dificuldades para desenvolver a inteligência de negócios, habilidade  essencial para se manter frente aos concorrentes.

3. Imparcialidade nos Processos

Se você deu a chance de um consultor avaliar os pontos fortes e fracos de sua empresa, está aberta a possibilidades de novas perspectivas de negócios, pois, além da visão mais ampla e imparcial, a consultoria pode apontar não só as mudanças,  como os riscos e oportunidades, é uma forma de pensar estratégias e práticas considerando o negócio e como ele se insere no mercado.

A imparcialidade da consultoria, traz o diagnóstico de práticas pouco eficiente ou realizadas de maneira incorreta, sob uma avaliação mais crítica, auxiliando os funcionários, na compreensão e implantação de mudanças. Dessa forma, a equipe tem um entendimento claro e tranquilo ao saber que sua tarefa está correta e em conformidade com as determinações legais.

A consultoria aponta as falhas a serem corrigidas e cria metas alcançáveis para o setor e a empresa.

4. Transparência e imagem corporativa

A consultoria trabalha de forma integrada com a empresa , de forma que com que todos sintam que contribuíram decisivamente para o diagnóstico e que também fazem parte das soluções. Essa transparência, em conjunto às pessoas, promove uma grande melhora no clima organizacional da companhia.

Ao elaborar o mapeamento de possíveis fragilidades de um negócio, a consultoria presta um imensurável serviço a favor da transparência. Dessa forma, aumenta a confiança por parte dos seus parceiros de negócios, colaboradores e dos seus clientes. Além disso, envia ao mercado a mensagem de que sua empresa preza pelo correto, o que é sempre benéfico em termos de reputação.

Diante do exposto, a consultoria de RH ajuda a organização a criar estratégias para a empresa ser reconhecida como uma marca empregadora, capaz de atrair e reter os melhores talentos

5. Crescimento estratégico da organização

Crescer com planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, mas muitos empresários e gestores tem dificuldade em identificar o melhor momento para ampliar a empresa, e para isso, é necessário contratar e gerenciar pessoas.

A consultoria de RH ajuda a mapear a real necessidade de contratação, treinamento e desenvolvimento, auxiliando a  direção na tomada de decisões mais acertadas. O investimento é considerável e se não for bem administrado, pode comprometer a sobrevivência do negócio.

6. Desenvolve sua equipe

Ao contratar os serviços de uma Consultoria em RH, cria-se um elo entre o consultor e a equipe interna. A consultoria deixa uma formação duradoura para a empresa, na medida em que transmitem conhecimento e formam multiplicadores dentro da organização. Com isso, a equipe interna ganha a oportunidade de aprender as técnicas aplicadas pelos consultores com alto índice de eficiência. O conhecimento assimilado pelos seus profissionais dá autonomia para no futuro desenvolverem suas próprias ações visando à melhoria contínua.

Como resultado, no longo prazo você terá redução de custos e uma grande contribuição para a cultura de sua empresa.

Conclusão:

Apostar em uma Consultoria de RH pode alavancar o seu negócio, ainda que você conheça bem o seu segmento, a consultoria tem uma ampla bagagem em gestão de pessoas, levando um conhecimento apurado e uma visão mais estratégica e pontual ao seu negócio, tornando o processo mais ágil.

Uma consultoria de RH deve ser vista como um investimento e uma oportunidade em desenvolver a organização.

Tome uma decisão a favor do crescimento, entre em contato agora mesmo e saiba o que a Like a Job pode contribuir para a gestão de pessoas da sua empresa!