O Futuro do Trabalho: Como se preparar?

O Futuro do Trabalho: Como se preparar?

Uma boa gestão eleva o nível de comprometimento e retenção de talentos, além de impactar diretamente no desempenho do negócio. Quanto a isso, ninguém tem dúvida!

Além disso, saber o que nos aguarda, faz parte da nossa natureza e com todas as transformações no mercado de trabalho incessantemente, nos faz tentar prever os próximos passos para nossa vida pessoal e profissional.

Complexidade no cenário econômico, Reforma Trabalhista, Reforma na Previdência, Tecnologia e principalmente a mudança comportamental no ambiente de trabalho geram preocupação e ansiedade para a adaptação à nova realidade.

Adaptação, flexibilidade e ganho de novas competências já estão inseridas no vocabulário profissional e as organizações já iniciaram uma maratona para saírem à frente da concorrência e se adaptarem à nova realidade.

Esse assunto parece interessante? Então continue a leitura!

O que esperar do Futuro do Trabalho?

Vamos começar falando de tecnologia!

As máquinas ocuparão o lugar de mão de obra humana!

Calma, apesar de praticamente todas as profissões terem ocupações que podem ser automatizadas, é preciso entender os robôs como auxiliares dos seres humanos nos processos de tomada de decisões.

Para isso, será necessário desenvolver novas habilidades, apesar da automação ser vista como fundamental para empresas em funções que tenham tarefas muito repetitivas e de grande volume de dados para analisar, ainda existem áreas em que a interação humana é indispensável. A emoção do ser humano não pode ser dispensada, já que é preciso interpretar e lidar com as informações coletadas.

A inteligência artificial é excelente em gerar diagnósticos, porém, ainda não consegue interagir com clientes, pacientes e demais tipos de consumidores como uma pessoa.

Empatia, gentileza e estratégia são comportamentos humanos insubstituíveis!

A tecnologia está aí para nos ajudar!

Já que estamos falando em futuro e em como nos preparar, temos diversos exemplos a nosso favor:

  • Diversos EAD para nos preparar para o mercado de trabalho;
  • Inteligência Artificial aplicado em diversas áreas de trabalho (Processos Seletivos, Serviço de Atendimento ao Cliente, Marketing, Vendas, etc.);
  • Treinamentos on-line;
  • Chatbots;
  • Aplicações de Gestão;
  • Assistente Pessoal;
  • Comunicação, etc…

A lista é enorme, precisamos usar a tecnologia a nosso favor!

Como fica a empregabilidade?

Com o atual cenário econômico, trabalhista e principalmente com o avanço da tecnologia em constante transformação, Empregabilidade é o ponto de maior atenção!

Estamos vivendo um momento paradoxo no mercado de trabalho!

Empresas buscando profissionais com grandes dificuldades de encontrar o candidato ideal, e muitas pessoas procurando empregos e não conseguem, apesar de serem qualificados. Como?

A dificuldade de empregabilidade do futuro, eu diria até que atual, se dá pela falta de adequação dos profissionais à nova realidade e necessidade do mercado de trabalho.

Os profissionais precisam entender que somente a qualificação que já possui não é o suficiente, é necessário desenvolver novas habilidades, fazer o que sabe, mas de forma diferente!

As organizações estão em busca de profissionais com habilidades comportamentais, como liderança, comunicação, colaboração, pensamento lógico e capacidade de aprendizado. Conhecer sobre o mercado que atuarão e entender tecnologia são atrativos para o mercado de trabalho!

O profissional do futuro precisa aprender algo diferente, ser motivado e estar informado, além de entender quais são as demandas do mercado de atuação e se adequar para o futuro para não se tornarem obsoletos.

Por outro lado, as metodologias de ensino tradicional estão ficando ultrapassadas, sendo necessário a adequação também no setor da educação.

Como se tornar um profissional competitivo?

Você está preparado para competir com os melhores talentos do mundo?

Para se manter competitivo, independente da sua área de atuação, é necessário pensar e considerar o que é que vai acontecer com as carreiras nos próximos 05 anos e se preparar já!

Pense por exemplo, como a tecnologia pode mudar ou eliminar sua posição.

Para se tornar competitivo você precisa ler, se informar, estudar, aprender coisas novas que agreguem em sua carreira. A internet disponibiliza diversas ferramentas para aprender e sem gastar dinheiro.

Se preparar para o mercado de trabalho não é um mistério oculto e indesvendável!

Tendências do Mercado de Trabalho!

Para ajudar-lhe nessa corrida contra o tempo, listamos algumas práticas que já estão acontecendo no mercado.

Nas organizações:

  • Ambientes remotos e Home Office (ambientes remotos garantem mobilidade);
  • Ferramentas Colaborativas (o trabalho do futuro é colaborativo);
  • Organização Horizontal (Fim da hierarquia, os indivíduos são encorajados a liderar a si mesmo e a tomar decisões que atendam aos objetivos da organização);
  • Inteligência Artificial, IoT e informações em tempo real (a tecnologia chegou para ficar);
  • Automação e indústria 4.0;
  • Ambientes mais atrativos.

Para os profissionais:

  • Soft Skills (habilidades comportamentais, como empatia, criatividade ou capacidade de colaboração);
  • Inteligência emocional (capacidade de colocar-se no lugar do outro, agindo de maneira empática e também dominar os próprios sentimentos);
  • Pensamento crítico (pensamento crítico apurado utilizando a racionalidade para resolver um problema);
  • Pensamento analítico (entender como funciona o raciocínio baseado em dados, além de apresentar domínio em ferramentas que proporcionam as análises);
  • Colaboração (trabalhar me maneira produtiva e engajada);
  • Negociação (habilidade de negociação independente da área e do cenário).

E para os RHs?

Uma avalanche de mudanças…

Com todo avanço da tecnologia somado as alterações na legislação trabalhista, a gestão de Recursos Humanos ganhou uma posição estratégica dentro as organizações, voltada exclusivamente para apoiar e ajudar as empresas a alcançar em seus objetivos dentro desse contexto de mudança!