RH Estratégico – O futuro está cheio de mudanças!

RH Estratégico – O futuro está cheio de mudanças!

A tecnologia já está presente na gestão estratégica de RH, seja nas ferramentas de gestão de performance, gamificação no ambiente de trabalho ou inteligência artificial em processos seletivos, mas o que esperar para os próximos anos se para algumas organizações esses temas ainda são uma realidade distante?

O mercado de trabalho vive um momento de remodelação, e vai afetar diretamente o modelo de gestão!

As tendências para os próximos anos não se resumem à aquisição de novas tecnologias, mas sim o desafio de ter um novo olhar sobre os colaboradores e processos da organização.

A gestão estratégica deve estar atenta à participação intensa da geração “Z”, a mudança de Mindset tecnológico (a tal transformação digital) e ao funcionário holístico (visão holística é a visão global de uma empresa, de todos os seus elementos, estratégias e atividades, que resulta em uma representação única da organização) são temos ligados diretamente à transformação cultural das empresas.

Como está a sua empresa diante dessas tendências? Quais delas fazem parte do negócio?

O que você tem percebido no mercado?

Para acompanhar todas as mudanças, empresas bem-sucedidas são capazes de repensar recursos humanos como estratégia competitiva, gerenciando de maneira inteligente o engajamento de seus colaboradores para que sejam cada vez mais produtivos e eficientes.

Para isso são necessárias mudanças!

O RH já precisa ter uma postura estratégica onde possa oferecer um ambiente para que os profissionais se desenvolvam e entreguem resultados melhores.

O que é um RH estratégico?

O RH estratégico não deixa as atividades operacionais em segundo plano, ao contrário, utiliza de dados de forma estratégica, para tomada de decisões diferenciada.

O RH é considerado Parceiro quando agrega valor à organização, ao funcionamento do negócio, à adaptação de políticas e práticas de RH e às mudanças nas condições empresariais. Em vez de ser um suporte às lideranças, atua de forma decisiva para o crescimento, a rentabilidade e o sucesso da organização.

Nas últimas décadas, com a instabilidade econômica, aumento da concorrência e a mudança nos modelos de negócios, as empresas enfrentaram mudaram então as formas de produzir, vender e até de trabalhar, e mediante esse cenário muitas organizações enxergaram os colaboradores como responsáveis por executarem as novas estratégias que alavancariam os negócios. Afinal, pessoas formam uma empresa!

A mudança de cenário permitiu que a área de Recursos Humanos fosse inserida nas discussões dos negócios, de forma a atrair, reter e engajar talentos.

Como ter uma estratégia competitiva?

A percepção da liderança em ter um RH voltado para estratégia competitiva das empresas vem ganhando força nos últimos anos, mas a adequação não ocorre de forma imediata.

1 – Mapeamento

Faça um diagnóstico da situação do cenário atual tanto no setor quanto da empresa. Mapeie erros e acertos para pensar em ações que viabilizem mudanças.

2 – Foco de sua atuação

Sua estratégia deve ser clara, objetiva, de fácil compreensão, e principalmente ter conexão com as pessoas e objetivos da companhia.

3 – Criando e retendo talentos

Valorize os talentos que já existem no seu time e os desenvolva para serem ainda melhores.

4 – Acompanhamento da evolução

Você deve ser crítico para se necessário efetuar correções na sua estratégia, além disso, sempre observar se as competências e habilidades da equipe estão alinhadas com o plano estratégico competitivo.

5 – Motivação

Talvez o ponto mais crítico de toda estratégia seja esse tema. Mas é essencial manter o ambiente de trabalho inspirador e com condições necessárias para que seus colaboradores sejam automotivados.

6 – Processos modernos

Assim como todas as áreas da empresa estão aderindo à transformação digital, é necessário que o RH adote ferramentas que aumentam a produtividade de todos, de forma a liberar seu time de RH de tarefas burocráticas e repetitivas, auxiliando-os a focar em pontos estratégicos da empresa. 

Quais são as vantagens?

 Os resultados da nova postura do RH como estratégico são notáveis assim que implementados!

  • Diminuição de turnover;
  • Aumento da produtividade;
  • Funcionários mais bem preparados;
  • Plano de sucessão para a liderança desenvolvido;
  • Atração de talentos no mercado;
  • Desenvolvimento de uma marca empregadora forte, destacando a empresa diante dos concorrentes;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Aumento da motivação e do engajamento dos colaboradores no trabalho.

Um RH com atuação focada na busca por crescimento e maior capacidade de gerenciar pessoas!

A cultura organizacional torna-se fundamental para conectar pessoas, pois o RH estratégico conhece os propósitos da organização e alinha-os com suas ações.

Repensar recursos humanos como estratégia competitiva significa ter suas ações alinhadas com as necessidades, objetivos e expectativas das empresas.

Preparado para mudar!